O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que aposentados por invalidez solicitem um aumento de 25% sobre o valor do benefício recebido.
O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria por invalidez dos beneficiários que são dependentes de terceiros para realizar atividades do dia a dia.
O responsável pela ajuda aos dependentes não precisa ser, necessariamente, um enfermeiro ou contratado. Pode ser uma pessoa da família, por exemplo.
Como solicitar o aumento
O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Porém, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS ressalta a necessidade de alguns documentos para realizar o pedido, sendo eles: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.
Confira as etapas para realização desse serviço.
Solicite o benefício
– Acesse o Meu INSS, Faça login no sistema, escolha a opção;
– Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento” e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “acréscimo” e selecione o serviço desejado.
– Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
Documentos Necessários
– CPF do interessado;
– Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
– Documentos médicos que comprovem que o segurado se encontre dependente de terceiros.
Compareça à perícia médica
O segurado deverá comparecer à unidade do INSS para realizar perícia médica ou, nos casos especificados, aguardar a perícia médica domiciliar ou hospitalar. Acompanhe o andamento da solicitação e o resultado da perícia pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
Créditos desta matéria
Fonte: https://www.contabeis.com.br/
Matéria escrita por: DANIELLE NADER (Jornalista)