Boletos passarão a ser usados para depósitos em contas

O Banco Central autorizou que clientes de instituições financeiras possam utilizar boletos bancários para fazer depósitos em suas próprias contas. Para que seja efetivado, o boleto deverá de ser emitido em nome do titular da conta.

A medida aprovada pelo BC vale para todas as instituições, beneficiando clientes de demais bancos. Estão incluídos também os Bancos Digitais, caracterizados pela relação com os clientes via aplicativo.

De acordo com o BC, a mudança facilita a vida de clientes de bancos digitais, que não dispõem de agências bancárias e pessoas sem contas de depósito.  “O boleto é um instrumento interbancário de ampla aceitação, que possibilita depósitos ou aportes em contas com flexibilidade de utilização, aceitando inclusive pagamentos em espécie”, justificou o BC em nota

Na prática, um cliente de banco que more em uma cidade sem agência bancária ou rede 24 horas, por exemplo, poderá utilizar um boleto bancário em seu nome para fazer o depósito na instituição.

Segundo o BC, a autorização para depósitos e aportes por meio de boletos amplia a concorrência e aumenta o acesso aos serviços e às infraestruturas necessárias para o funcionamento dos arranjos de pagamentos. 

O órgão anunciou que o SFN – Sistema Financeiro Nacional tem registrado aumento da oferta de produtos financeiros por novos integrantes, como instituições de pagamento, SCD – Sociedades de Crédito Direto, SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas e os bancos digitais.

Vale lembrar que alguns bancos digitais já oferecem o depósito por meio de boletos, mas a autorização ainda não estava oficializada pelo BC.

Fonte:
https://www.contabeis.com.br/

Atendimento:

Atendimento