Contadores são fundamentais para a sobrevivência dos negócios na crise

Com a pandemia do novo coronavírus não há como não afirmar que a sociedade e o mundo dos negócios mudaram. Algumas empresas se reinventaram, mudaram o status quo das suas atividades e procuraram manter seus funcionários, mesmo com os problemas de caixa em razão da crise, se adequando a nova realidade. Outras, infelizmente, não sobreviveram, pois não encontraram uma solução para continuar.
O relacionamento humano e empresarial não será mais o mesmo e a tecnologia tomou força. Todas as empresas, independentemente de seu porte, estão tendo que se adaptar. Neste cenário, pode-se afirmar que o serviço contábil pode ser considerado como commodity. A essência do trabalho do contador é humana e presente. É uma profissão essencial, visto que ao lado de cada empresa de sucesso há um profissional atuando ao lado.
Os empresários de pequenas, médias ou grandes empresas, não precisam atravessar sozinhos esse período de incertezas, desafios e mudanças, pois podem contar com o trabalho de um contador. Seu trabalho é como de um médico da família, que acompanha o crescimento de perto e é capaz de fazer diagnósticos precisos pelo amplo conhecimento que tem do todo. São conhecedores de leis, estrutura de gestão, empreendedorismo, por isso, pode atuar diretamente na governança, apontando caminhos e soluções para o direcionamento dos negócios e a retomada da economia.
A profissão do contador passa por uma transformação, mas seus serviços são um investimento na segurança dos ativos. Vivemos em país desigual, com uma política forte na arrecadação de impostos, o que contribui para a inibição do empreendedorismo e a geração de empregos e renda. Na realidade brasileira é uma utopia suprimir a presença da categoria e uma falácia quando dizem que a profissão irá deixar de existir.
A Contabilidade é uma ciência que depende de conhecimento, tese e aprimoramento. O profissional tem que ser ver como protagonista, se valorizando, mantendo-se junto ao empresário, mitigando riscos, propondo as melhores estratégias societárias, tributárias, trabalhistas, financeiras e de gestão.
Mesmo com tantas dificuldades impostas pela pandemia, o contador permanece atuante, em uma posição essencial, acompanhando as empresas que estão sob sua responsabilidade, além de seu próprio escritório.
Diversas atividades, desde hospitais até setores do varejo, foram demandadas por conta da Covid-19, e estão sendo assistidas por esses profissionais que não estão medindo esforços para que a economia do país não fosse ainda mais prejudicada.
Enfim, todos, que no exercício da profissão, com ética, técnica e zelo, não mediram esforços para que a pandemia não causasse um dano ainda maior, focados em uma economia que gera progresso e por consequência permite o bem-estar do seu povo.São profissionais que estão sendo desafiados neste período da história, porém estão focados em cumprir o seu papel para fazer do Brasil uma nação com mais equidade.
*Artigo por José Donizete Valentina, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Atendimento:

Atendimento